O que é massagem para drenagem linfática?

A massagem de drenagem linfática se tornou uma forma popular de massagem devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Essa abordagem especializada se concentra no sistema linfático , que faz parte do sistema imunológico.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Este tipo de massagem visa ajudar o corpo a manter a circulação sanguínea adequada, o equilíbrio dos fluidos corporais e as funções imunológicas.

Compreendendo o sistema linfático

O sistema linfático contém vasos e nódulos com linfa, uma mistura de proteínas, água, produtos residuais e elementos do sistema imunológico. Localizados por todo o corpo, os nódulos linfáticos filtram todos esses detritos.

Os maiores nós estão no pescoço, virilha e axilas. Todos trabalham juntos para garantir que a linfa “limpa” seja transportada de volta às veias que levam o sangue ao coração.

Linfedema

A massagem de drenagem linfática tem sido usada para pessoas com linfedema , que envolve inchaço, geralmente em uma das pernas ou braços.

O inchaço é causado pelo fluido linfático que se acumula nos tecidos moles, devido a distúrbios genéticos, lesões, infecções, tratamento de câncer ou cirurgia. Os sintomas de linfedema incluem:

  • Dor
  • Descoloração da pele
  • Inchaço do tecido
  • Peso nos membros
  • Fraqueza
  • Endurecimento ou espessamento da pele
  • Infecções recorrentes
Fonte de reprodução: Getty imagens

Benefícios da massagem de drenagem linfática

‌O linfedema pode ser tratado com bandagens ou meias de compressão apertadas, mas uma massagem de drenagem linfática manual pode ajudar a aumentar os benefícios.

Se você tiver linfedema após uma mastectomia , que envolve a remoção do tecido mamário para tratar ou prevenir o câncer de mama, a massagem de drenagem linfática pode ajudar a aliviar os sintomas leves a moderados após a cirurgia.

Tratamento de outras condições de saúde

Além do linfedema, a massagem de drenagem linfática pode ajudar a tratar vários problemas de saúde. Algumas condições podem se beneficiar mais com a massagem do que outras. A insuficiência venosa crónica (IVC). A insuficiência venosa crônica ocorre quando as válvulas ou paredes das veias que estão nas pernas não funcionam corretamente. Isso torna difícil o fluxo de sangue das pernas para o coração.

Estudos descobriram que a massagem de drenagem linfática pode ser benéfica para o seguinte:

A artrite reumatóide: Se você tem artrite reumatóide, pode apresentar fluxo linfático insuficiente à medida que a doença progride. Junto com o inchaço dos tecidos, a dor nas articulações aumenta, as articulações perdem sua função e a cor da pele muda. A massagem de drenagem linfática pode ajudar a aliviar esses sintomas de artrite reumatóide em estágio avançado.

Fonte de reprodução: Getty imagens

A massagem pode fazer com que a artéria femoral – a grande artéria da coxa – tenha um melhor desempenho imediatamente após a sessão. Não está claro quanto tempo dura esse impacto ou se a massagem proporciona alívio de longo prazo da dor e do inchaço. Pesquisas adicionais nesta área ajudariam a esclarecer a eficácia dessa técnica de massagem na IVC.

Fibromialgia . A massagem de drenagem linfática pode ajudar as pessoas com fibromialgia. Essa condição causa inflamação dos nervos da pele, descoloração da pele e edema dos tecidos. A massagem demonstrou ser melhor do que a massagem do tecido conjuntivo no tratamento da depressão, rigidez e na melhoria da qualidade de vida de quem vive com fibromialgia.

Fonte: https://www.r7.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *